Berlim – um prato cheio para quem ama história

Berlim é a capital da Alemanha, e a minha expectativa em conhecê-la estava lá em cima. Eu não consigo definir Berlim com outra palavra a não ser histórica. Quando a conheci, fiquei impressionada em ver como a cidade ainda é “marcada” por tudo que já viveu. E mais incrível ainda é perceber como ela se superou, mesmo depois de tantas guerras e destruições.

Visitar Berlim é ver o quanto a cidade é um contraste, do mesmo modo que você vê prédios e monumentos antigos, você também vê construções de uma arquitetura super moderna. Fiquei impressionada!

Berlim é cosmopolita mas ao mesmo tempo muito tranquila, sem trânsito, sem muvuca e sem correria. É uma mistura de arte e cultura, museus, vida noturna e diversas programações!

Nesse post mencionamos as principais atrações da cidade, anote todas as dicas e aproveite a sua viagem!

  • Checkpoint Charlie

Essa foi a nossa primeira parada por Berlim, e de cara já nos deparamos com muitas histórias dos anos passados. Na época do muro de Berlim, o Checkpoint Charlie funcionava como um posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental. Essa era a passagem das duas Alemanha, além dos membros das Forças Aliadas, oficiais e diplomatas, muitos tentavam passar escondidos (nos porta malas) e muitas das vezes foram até pegos.

Atualmente, além de encontrar muitos turistas no local fotografando, é possível visitar o Checkpoint Charlie Museum, que funciona bem ali do lado. O museu tem bastante informação que antecede a construção do muro, e muito mais.

A entrada para o Museu custa 14,50 euros e ele fica aberto das 9h às 22h.

IMG_0853530c4d00-b104-43c1-878b-419206a14711

  • Muro de Berlim – East Side Gallery e Memorial do Muro

Logo depois de sairmos do CheckPoint Charlie fomos direto para a East Side Gallery, que consiste numa extensão de 1,3 km do que sobrou do Muro de Berlim, que separava a cidade em duas. Essa é uma das partes mais famosas da Capital Alemã, sendo hoje uma galeria a céu aberto com pinturas e grafites de mais de 118 artistas de todo o mundo.

Esse sem dúvidas é um ponto que vocês precisam conhecer!

XALG3671 (36)IMG_0874IMG_0952

  • Gedächtniskirche e Kurfürstendamm

Kurfurstendamm é onde se localiza o centro comercial de Berlim, com uma boa variedade de lojas e restaurantes. É nessa região que também ficam o aquário e o zoo de Berlim.

Além disso, a igreja conhecida como Gedächtniskirche não passará despercebida, já que ainda guarda ruínas da torre que sobrou, depois de ser muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto muitos outros monumentos foram restaurados no pós guerra, essa Igreja foi mantida em ruínas justamente para lembrar dos horrores da guerra.

  • Portão de Brandemburgo

Esse é um dos cartões postais de Berlim – o Portão de Brandemburgo, que foi construído entre os anos de 1788 e 1791 e servia como um dos portões de acesso à cidade. Localizada no centro da Pariser Platz, esse é um símbolo de Berlim, já que dividia Berlim na época do muro. No entanto, atualmente, é um dos símbolos da reunificação.

É interessante visitá-lo à noite quando ele fica todo iluminado, mas durante o dia também tem a sua beleza. Nós escolhemos vê-lo das duas formas, e por isso fomos ao Portão de Brandemburgo por dois dias seguidos.

IMG_1229

  • Reichtag (Parlamento Alemão)/ Bundestag (Cúpula do Parlamento).

Reichtag é a sede do parlamento alemão, e é cheio de história, foi erguido entre 1884 e 1894. Sendo que em 1933 sofreu um grande incêndio, e foi praticamente todo destruído durante a Segunda Guerra Mundial.

Hoje o imponente prédio é uma mistura de uma arquitetura antiga com a modernidade da sua cúpula de vidro. Inclusive, a sua cúpula, chamada também de Domo, pode ser visitada, gratuitamente. Para isso, é preciso fazer uma reserva antecipadamente pelo site, ou tentar a sorte de chegar antes e ir até a uma “tenda” que fica bem próximo ao prédio e que também faz reservas. No entanto, o ideal é irem em um dia para conseguirem a visita para o dia seguinte.

A cúpula (Domo) oferece uma vista espetacular da cidade, e a visita é feita com um áudio guia, e à medida que você vai caminhando pela cúpula, você vai aprendendo sobre a história de cada lugar da cidade que você vai vendo lá de dentro. Ah, e é interessante que os espelhos em seu interior refletem a luz solar dando uma iluminação natural ao plenário. É espetacular! E a organização do lugar também.

IMG_1436IMG_1432IMG_1039

  • Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto é um dos lugares mais marcantes de Berlim, e mesmo sendo triste é parada obrigatória. Localizado bem próximo ao Parlamento Alemão, o Memorial do Holocausto homenageia mais de 6 milhões de judeus mortos vítimas do nazismo. É um local enorme, com mais de 2 mil blocos de concreto de tamanhos irregulares devido ao terreno. A visita é gratuita.

VDYM7697IMG_1214IMG_1204

  • AlexanderPlatz

Essa é a Praça Central de Berlim, tendo dois importantes destaques nela: O Weltzeituhr, que é um relógio que mostra a hora em diversos fusos diferentes, de alguns países, inclusive do Brasil (rs). E o maior destaque é a Berliner Fernsehturm, que é a torre de TV, inclusive você consegue observá-la de diversos pontos da cidade. Ela é uma das construções mais altas da Europa, inclusive da Alemanha. É possível subir  e ter uma linda vista da cidade. Custa 13 euros para subir e está aberta das 10h à meia-noite.

AWMT98237ee690e4-e8f7-4c25-93ff-1c4cfc48084aa96640e6-ba57-46b1-9f20-1d9895fd0d8c

  • Berliner Dom

 A Catedral de Berlim é uma das mais lindas Catedrais, e foi construída nos anos 1894 e 1905, e também foi bombardeada durante a Guerra e só mais tarde restaurada. É identificada pela sua imponência e pelas suas quatro torres, teve como referência para a sua construção a Basílica de São Pedro, de Roma. Lindíssima!

A entrada na Catedral é paga, e custa 7 horas. 

Funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h (de abril à setembro). E domingos e feriados das 12h às 20h. De Março a Outubro, funciona de segunda a sábado das 9h às 19h. E domingos e feriados das 12h às 19h.

IMG_1025IMG_0973

  • Ilha dos Museus

A Ilha dos Museus é a área que é um verdadeiro paraíso para os amantes do Museus, sendo 5 grandes museus. É uma área considerada como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO.

Todos os Museus são pagos e é possível comprar um ticket que inclui a entrada de todos, com desconto. Os museus fecham às 18h.

b1fdec5d-4818-46a6-a0dc-82489284030cIMG_1017

Bom gente, esse foi alguns dos lugares que conhecemos por Berlim, esperamos que as dicas sejam úteis para vocês também. E qualquer dúvida fiquem à vontade para mandarem nos comentários. Au revoir et à bientôt!

 

IMG_0965IMG_0968