Bom, antes de responder a essa pergunta do título acima, acho bacana falarmos um pouco sobre a Bratislava e sobre os passeios que fizemos por lá, e daí daremos a nossa opinião, e vocês também ficarão mais à vontade para decidirem quanto tempo ficar na cidade.
Sobre a Eslováquia:
Até a década de 90 havia um país chamado Tchecoslováquia, que através do acordo Divórcio de Veludo, esse país deixou de existir, dando origem a dois outros países, que são: República Tcheca (tendo Praga como a capital) e a Eslováquia (tendo Bratislava como capital).
A Eslováquia é um país de formação recente (1993), e só entrou para a União Européia em 2004.
Bratislava, sendo a capital da Eslováquia, é pequena, histórica, e caminho entre as suas vizinhas mais populares, Viena e Budapeste.
O que ver na cidade?
1-Castelo de Bratislava
Essa é a principal atração da cidade – o Castelo de Bratislava (Bratislavsky Hrad), que pode ser visto de vários lugares diferentes da cidade, afinal, ele está localizado no alto de uma colina ás margens do rio. O Castelo foi construído no século 11 e possui 4 torres que são consideradas o símbolo da cidade, uma delas tem data de construção do século XIII.
Hoje o Castelo é todo branquinho, pois já passou por muitas transformações, inclusive durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial ele foi completamente destruído. Além de um incêndio que também o destruiu em 1811.
Atualmente o Castelo é a sede do Parlamento Eslovaco e o Museu Nacional Eslovaco. E conta um pouco da história do país através de objetos que foram encontrados durante as escavações.
Nós optamos por não entrar, mas valeu a visitação ao redor dele, inclusive a vista maravilhosa lá de cima é linda.



Essa é a vista linda que temos da cidade através do castelo.
2-Centro Histórico
Nós ficamos encantados pelo centro histórico de Bratislava, além de ter várias opções de restaurantes, lojinhas de souverniers, há praças, estátuas e é totalmente fechada para os pedestres, o que deixa a gente bem mais à vontade para caminhar e conhecer.


3- Portão de São Miguel
Bratislava era cercada por muros e protegida por quatro portões durante a época medieval, sendo um dele os St Michael`s Gate (Portão de São Miguel) que inclusive, é o único que permaneceu.
O Portão de São Miguel é um dos prédios mais antigos da cidade, foi construído no século 14 e é uma torre de 51 metros com o teto verde. Na torre hoje funciona o Museu das Armas que construído no século 12, e era onde os reis faziam o juramento da coroação.
Logo em frente ao Portão de São Miguel fica o marco zero da Eslováquia, é só olhar para o chão e perceber uma pedra dourada. E isso mostra todas as principais distâncias no país e entre os países europeus com a Eslováquia.

Marco zero da Eslováquia.
4-Catedral de São Martin ou São Martinho
Localizada na outra parte do centro histórico, está a Catedral de São Martin, que é a principal Igreja da cidade além de ser a mais antiga, que começou a ser construída em 1204. Essa Igreja era o local onde os reis húngaros eram coroados quando Budapeste estava cercada pelos turcos.
A catedral foi projetada em estilo gótico e possui 85 metros de altura. Sua torre possui no topo uma coroa verde e dourada de 8 quilos de ouro puro.
5- Hlavné Namestie
A Praça Hlavné é principal praça de Bratislava, e contém uma bela arquitetura local com diferentes estilos diferentes, que varia do gótico ao art nouveau. Nela há importantes estátuas, e uma famosa Fonte de Rolando, que tinha como objetivo fornecer água para a população e usá-la em caso de incêndio, construída em 1572 a pedido de Maximiliano II.

E agora falando das estátuas, há uma muito engraçada, que é a Cumil, onde há um operário saindo do bueiro, observando a rua. Há duas “lendas” voltadas para essa estátua, uma que era um comunista feliz com o seu trabalho e por isso está sempre sorrindo, e a outra é que era um rapaz que gostava de olhar por baixo das saias das meninas que passavam pela praça. Há e dizem que se você passar a mão na cabeça dele, e fizer um pedido sem contar para ninguém, seu pedido se realizará. Não sei se é verdade, mas aproveitei para fazer o pedido (rs).

A outra estátua é a de Schone Naci, um velho morador da capital da Eslováquia. Todas as outras estátuas são de bronze, e essa é a única estátua prateada que representa alguém real.

Nessa Praça há também o Old Town Hall, que é a antiga prefeitura da cidade, além de ser o prédio mais alto, tendo sua torre amarela que foi construída em 1370. Hoje o conjunto de edificações abriga o Museu da Cidade – que é o museu mais antigo de Bratislava e que conta a história da capital de Bratislava.
6- Hviezdoslavovi
Essa outra praça fica logo após outra praça Praça Hlavné, e se chama Hviezdoslavovi. Nela há várias opções de restaurantes, árvores e prédios importante, como a embaixada dos Estados Unidos, o prédio do Teatro Nacional e o Palácio que abriga a Filarmônica Eslovaca.
7- Igreja de Santa Elizabeth ou Igreja Azul
Totalmente diferente das Igrejas que estamos acostumados a visitar, a Igreja Azul foi uma grande surpresa nessa viagem, pois além de diferente, é incrivelmente atraente e linda. Ela foi construída no estilo art nouveau no início do século XX, e seu interior é bem simples e também abriga bancos de madeira azuis. Achamos um charme!



8- Ponte UFO
A ponte UFO ou SNP é mais famosa de Bratislava, pois foi uma das primeiras pontes a ser construída por meio de cabos ligados a uma torre, chamada de “ponte estaiada”. Ela foi construída durante o período da cortina de ferro nos anos 70, e na época, era uma das construções mais modernas do mundo.
No topo dessa ponte há a opção de um restaurante sofisticado e que proporciona uma vista linda da cidade!


E agora a pergunta que não quer calar: É possível conhecer Bratislava em apenas um dia? E nós achamos que SIM. A cidade é pequena e não tem tantas atrações, inclusive é possível fazer todos os pontos turísticos a pé, o que facilita bastante.
Nós optamos por ficar dois dias na cidade, contudo como era inverno e os dias tendem a ser mais curtos, fizemos tudo com muita tranquilidade e ainda aproveitamos para descansar, já que estávamos vindo de Viena e ainda iríamos pra Budapeste. Mas se for no verão por exemplo, que escurece mais tarde, e considerando que você chegue cedo na cidade, acho que super dá pra conhecer tudo e aproveitar o dia por Bratislava!
Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado desse post, e fiquem à vontade para esclarecerem alguma dúvida! Au revoir et à bientôt!





Dicas tops 👏🏻👏🏻👏🏻
CurtirCurtir
Merci ! 🙂
CurtirCurtir
Boa tarde casal.
Emerson Vidal do Instagram.
Curiosidade: vocês conseguem patrocínio para viajar ou bancam tudo?
Como vocês fazem?
WhatsApp
(61)99822.3731
$$$$$$$$$$$$
Estou com problemas no Instagram, eles estão limitando minha “seguidas”. Mas depois eu sigo vocês
CurtirCurtir
Boa tarde Emerson, desculpa a demora para a resposta. Mas viajamos por conta própria, sem patrocínios.
CurtirCurtir