Coimbra – a cidade universitária

Cidade de ruas estreitas, escadinhas por toda a parte, pátios e arcos medievais, assim é Coimbra.

Coimbra é uma cidade historicamente universitária, devido a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa e das maiores de Portugal. Mesmo sendo esse o ponto principal de Coimbra, há muito mais coisas pra se conhecer por lá. E com certeza você vai se apaixonar!

Coimbra fica entre as cidades de Lisboa e Porto, e é considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas nela instaladas, além de todo o contexto histórico, é claro.

Sai de Lisboa, para o bate e volta em Coimbra, e paguei 4 euros no Camboio de ida. Já na volta, paguei 3 euros, com destino a Porto. E detalhe, passei o dia todo com o mochilão nas costas, isso eu não recomendo galera, há muitas ladeiras na cidade, e ao final do dia, você estará destruído, com certeza! rs

O que fazer em Coimbra

Igreja de Santa Cruz – com certeza ela chamará a sua atenção, localizada numa pequena praça na freguesia de Santa Cruz e logo ao lado do Café Santa Cruz vale a pena ser admirada. Além disso, ela é um Monumento Nacional e foi fundada em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

Seguindo bem na rua ao lado do Café Santa Cruz (lado direito pra quem está de frente pro Café) com uma boa variedade de lojas e restaurantes, a rua é bem charmosinha e através dela a gente chega ao Arco da Almedina – que é a entrada da cidade Alta e a entrada mais interessante à Universidade de Coimbra..

Igreja da Sé Velha – Ao subir os “mil degraus” você vai se deparar com essa Igreja que foi construída no século 12, e esse é um dos edifícios mais românticos do país, além de também ser um Monumento Nacional. Você encontrará restaurantes e bares ao redor dela, caso você queira parar pra comer algo ou simplesmente descansar e admirar.

cpva2872

Universidade de Coimbra – esse é o principal ponto visitado da cidade, fundada em 1290. E por esse motivo, Coimbra é chamada de “Cidade do conhecimento” ou “Cidade dos estudantes”, justamente pelo fato dessa Universidade que começou lá no século 13. E por lá, pode-se visitar o Paço da Escola, a Capela, a Porta Férrea, a Biblioteca e alguns corredores, e claro, registrar o momento nas escadarias mais famosas do Curso de Direito. Lembrando que algumas entradas são pagas, como a Biblioteca e a Capela.

gwzo8927img_2487img_2491img_2503

Aqueduto de São Sebastião – bem próximo a Universidade de Coimbra e conhecido também como os Arcos do Jardim, este é um Monumento Nacional desde 1910, e é caminho para quem vai para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, e foi exatamente por esse motivo que o conheci. Vale a pena passar por ali, e sempre tem alguém também registrando seus momentos com os Arcos do Jardim mais famoso de Coimbra.

img_2553img_2568

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra – localizado na Almedina e inaugurado em 1772 é um Jardim gratuito e ideal para quem quer relaxar, conta com um silêncio agradável e um ambiente totalmente bem cuidado, além de lindo.

img_2577img_2594img_2597img_2611

Museu Nacional de Machado de Castro – localizado no Largo Dr. José Rodrigues, na freguesia da Sé Nova, e inaugurado em 1913, mais de 100 anos, esse ainda é um dos museus mais importantes de Belas Artes do país, e foi denominado assim em homenagem ao escultor Machado de Castro.

img_2472

Largo da Portagem – essa é a principal praça localizada bem no centro de Coimbra, e onde está a estátua de Joaquim Antônio de Aguiar, que é o responsável pelo decreto lei que extinguiu as Ordens Religiosas em Portugal. No local é possível encontrar variadas opções de restaurantes e cafés também. E é essa praça que liga a Rua Ferreira Borges, que é fechada para automóveis e onde está instalado o comércio local.

Ah, e foi nessa praça que paramos para comer algo, experimentamos um hambúrguer com fritas + bebida, por apenas 4 euros (delicioso, por sinal). Finalizamos com um Gellato, e o local dessas gordices foi a Bellini Gelateria. Já anota essa dica aí também!

img_2393ldml2995

Ponte Santa Clara – seguindo a direção do Largo da Portagem e à beira do rio Mondego, está um dos cartões postais da cidade, que vale a pena conferir. A visão dessa ponte que foi inaugurada em 1954 é linda. Mas cuidado, pois nela passam carros e bicicletas o tempo todo, é preciso ficar atento!

img_2415img_2404

Bom é isso pessoal, espero que vocês tenham curtido as dicas de Coimbra, e se ficarem com alguma dúvida, estou à disposição! Au revoir et a bientôt!

img_2645img_2478img_2432img_2366img_2339img_2324avcb0163