Vamos combinar que a França é linda e bem diversificada, não é mesmo? Diversificada em paisagens, gastronomia, cultura, arte e atrações!
No mesmo país temos a chance de ver lindas praias, montanhas, pistas de ski, diferentes arquiteturas, entre outros!
1- Paris
“Paris é sempre uma ótima ideia.” E nós concordamos plenamente com essa frase, afinal, a capital Francesa arranca suspiros de milhares de turistas todos os anos. Localizada ao norte da França, às margens do rio Sena, é conhecida como a Cidade Luz. É também considerado um dos lugares mais lindos e românticos do mundo, o que explica a escolha de diversos casais em lua de mel.
Com cerca de 200 museus e monumentos, a cidade abriga um patrimônio artístico, histórico e cultural sem igual. Entre os pontos mais visitados estão: a Torre Eiffel, a Champs Elysées, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, a Brasílica de Notre Dame e a Sacre Couer. E não é pra menos, Paris reúne charme, história, cultura e muita beleza!
2- Strasbourg
Strasbourg fica no leste da França e faz parte da região da Alsácia. Com a sua arquitetura encantadora, no estilo Alsaciano e não alemão como aparenta ser, a cidade faz jus a fama que leva.
A cidade fica ainda mais bela com os seus canais (que inclusive oferece passeio de barco), seus restaurantes típicos, seus artistas de rua talentosos, suas praças, inúmeras bicicletas, e claro, sua lindíssima Catedral.
A Catedral Notre Dame de Strasbourg foi concluída em 1439, tornando-se o mais alto edifício entre 1625 a 18, e permaneceu como a maior Igreja do mundo até 1880. Sendo hoje a quarta maior igreja do mundo.
Eu já planejava ir a Strasbourg desde quando cheguei aqui na França (já tem sete meses isso), e por três vezes consegui agendar a minha ida pra lá, mas por motivos diversos, não consegui ir. Então, imagine o quanto eu estava ansiosa por conhecê-la? E mesmo já vendo fotos e lendo relatos da cidade, ainda me surpreendi! Strasbourg é o meu xodozinho!
Ah, e no Natal a cidade fica ainda mais bela com seus Mercados de Natal, e toda a cidade enfeitada, é realmente espetacular!
3- Colmar
Essa é a terceira maior cidade da região da Alsácia, ficando atrás somente de Strasbourg e Mulhouse. Colmar é de um charme incomparável, até agora já visitei 32 cidades francesas (em seis meses) e nenhuma delas me conquistou tanto como essa cidade… Colmar é linda, acolhedora, charmosa e encantadora! Além de receber a fama de ser um dos vilarejos mais importante da Rota dos Vinhos.
Em Colmar você vai se encantar por cada cantinho, especialmente pela Petite Venise (Pequena Veneza), com suas casinhas coloridas à beira dos canais, é realmente muito fotogênica! Ah, e para os românticos de plantão, há também o passeio de barco pelos canais.
Já para os amantes da cultura, há o Museu Bartholdi, casa em que Auguste Bartholdi, o escultor francês e criador da estátua da Liberdade, residiu!
A cidade também dispõe de vários restaurantes típicos, lojas e souvenir, então fique à vontade para desfrutar!
É importante ressaltar que mesmo a cidade sendo “pequena” comparada a tantas outras, ela tem vários atrativos. Além de ser ideal para se passear a pé, tranquilamente, admirando toda a arquitetura local e todo o charme alsaciano, o centro de Colmar é fechado para carros, o que te possibilita um passeio de bicicleta tranquilo, além do mais para quem tem criança, a preocupação diminui bastante e a criança fica mais à vontade também.
4- Annecy
Ai Annecy, que cidade gente! Só sei que cheguei e fiquei que nem criança feliz, sorrindo à toa!
Logo assim que cheguei ao apartamento que reservei pelo airbnb, me deparei com uma brasileira, que já mora há mais de 5 anos aqui na França, com toda a sua gentileza nos indicou uma pizzaria na cidade, e já foi logo dizendo que Annecy era considerada a “Veneza dos Alpes”, pensei: “Então tem que ser sensacional mesmo né.” E não é que a danada é tudo isso, sensacional, charmosa e extremamente acolhedora!
Annecy é uma cidade alpina no sudeste da França. Ela é conhecida por seu centro histórico, com ruas pavimentadas com pedras arredondadas, canais sinuosos e charmosos e casas em tons de pastel. Com certeza vai de arrancar bons suspiros!
O lago glacial é um charme a mais na cidade, e vale a pena uma caminhada ao redor dele. E com a vista pras montanhas, quer melhor? Realmente uma cidade que não pode ficar de fora da sua lista! Vá e confira.
5- Chamonix
Chamonix é uma cidade de apenas dez mil habitantes, rodeada por montanhas, ela vai te surpreender logo de cara. A sensação que a gente tem é de estar dentro de uma tela de pintura/um quadro, de tão bela e encantadora que é!
Localizada na região de Rhônes-Alpes, essa está no coração dos Alpes Franceses, perto da tríplice fronteira com a Itália e a Suíça.
A vila de Chamonix é pequena, mas extremamente charmosa. Quando eu fui, em fevereiro/2018, estava nevando bastante, o que em minha opinião, deixa a cidade ainda mais linda! Por lá é possível ver muitos turistas, e a grande maioria com roupas apropriadas para esquiar, já que a cidade oferece algumas montanhas propicias para praticar o esporte!
Claro que fui até a uma das montanhas, e nunca vi tanta neve na vida! Confesso que fui determinada a esquiar, mas chegando lá, desisti. Eu sou medrosa gente, e sem jeito nenhum pra esse tipo de esporte. O medo de cair e me quebrar toda foi maior do que a minha vontade de esquiar. Quem sabe no próximo inverno!
6-Lyon
Lyon é a terceira maior cidade da França, capital da região Auvérnia-Ródano-Alpes e da Metrópole de Lyon. A cidade tem grande importância pela forte presença de indústrias e universidades.
Através da sua arquitetura, seus diversos monumentos e praças, podemos admirar os mais de 2.000 anos de história. Você só vai precisar de disposição pra sair caminhando pela bela cidade!
Eu já tinha ouvido falar sobre Lyon, mas conhecer foi mágico. Cidade grande, movimentada, cheia de alto astral e dona de uma culinária fantástica. Não é a toa que ela é conhecida justamente pela sua culinária de primeira, sendo a capital francesa da gastronomia.
A Basílica Notre-Dame de Fourvière é uma das mais lindas que já vi até hoje, e a vista da cidade é sensacional! A Basílica construída entre 1872 e 1884, é imponente e atrai muitos turistas todos os dias. Foi construída para homenagear à Virgem Maria, por ter poupado Lyon de duas epidemias, que foram: a peste negra (1643) e cólera (1832).
Bom, então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post, e se já conhecem algumas dessas, me diz aí nos comentários, tá? Vou amar saber quais vocês conhecem e o que vocês acharam! Au revoir et à bientôt!