O Jardim de Luxemburgo está localizado no 6ª arrondissement e foi construído no século 16 com o objetivo de cercar o Palácio de Luxemburgo. Inclusive, esse é considerado o maior parque público de Paris, com aproximadamente 224 mil metros quadrados. Com mais de 22 hectares de canteiros floridos, árvores, lagos, espaço com brinquedos para as crianças, quadras de esporte, etc.
Ele foi adquirido por Marie de Médicis entre 1614 e 1631 e passou por muitas mudanças, até ser reformado por Haussmann que o deixou como ele é hoje. O Jardim pertence hoje ao Senado Francês e tem sua sede no Palácio de Luxemburg.
Esse é um dos jardins que eu mais amo em Paris, e isso é devido a vários fatores que para mim são impressionantes e importantes… um deles é por ser uma área com muito verde, além de ser extremamente bem cuidado, possui também pequenos lagos que em conjunto com as belas estátuas espalhadas pelo jardim, se torna um belo cenário para um ótimo dia de passeio e descanso.
Ao todo são mais de 106 esculturas clássicas e contemporâneas, entre elas, santos, reis e de personalidades. Um verdadeiro museu a céu aberto!
Como em Paris as pessoas costumam andar bastante, esse talvez seja um momento excelente para descansar os pés, apreciar a paisagem exuberante e descansar em uma das cadeiras verdes que estão espalhadas pelo jardim. Ah e vale a pena levar um lanchinho e aproveitar esse momento pelo jardim apara fazer uma refeição tipicamente parisiense.
O passeio pelo Jardim de Luxemburgo pode ser combinado com o Panteão e a Universidade de Sorbonne – que é considerada uma das melhores universidades do mundo, já que são pontos que estão bem próximos do Jardim.
O Jardim está localizado entre o Boulevard Saint Michel, Rue de Vaugirard e Rue d’Assas, com diversos portões de entrada. E para chegar lá há essas opções:
-Estação Cluny La Sorbonne – linha 10 de metrô.
-Estação Luxembourg – linha B do RER.
-Estações Rennes ou Notre Dame des Champs – linha 12 do metrô.
Curiosidade: Esse foi o cenário para o filme de “Os miseráveis” de Victor Hugo.
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post de hoje, e se vocês já conhecem o Jardim de Luxemburgo, me digam aí nos comentários o que acharam dele, e se ainda não o conhecem, não deixem de acrescentá-lo no seu roteiro. Au revoir et à bientôt!

















