Esse foi um dos lugares que eu fiz questão de incluir no meu roteiro quando estava pela Itália, e posso te falar, foi sensacional! Florença respira arte, romantismo, cultura, beleza e sabores. A cidade é o berço do renascimento e possui várias esculturas espalhadas a céu aberto.
A capital da Toscana me fez perceber que os antepassados se preocuparam com a beleza local de cada ruazinha dessa cidade, parecendo que cada centímetro foi planejado com muito carinho! Os amantes da arquitetura e arte ficam extremamente apaixonados por Florença, isso é fato!
Como chegar?
A TAP tem voos diários para Milão e Roma, e a partir dessas cidades dá pra ir de trem para Florença. Eu, no entanto, cheguei à Itália através do aeroporto de Veneza, pela EasyJeat e depois de alguns dias pela cidade (Veneza), fui de trem para Florença. Paguei 12,90 euros e levou cerca de 2h50min o trajeto.
Quando viajar para a região da Toscana?
Os meses entre abril e outubro são os melhores, exceto Julho e Agosto que são os meses das férias europeias e com isso, as cidades ficam lotadas de turistas. Maio e Junho são os mais aconselháveis. Eu, no entanto, fui em Abril, e me senti confortável, tanto em relação ao clima, que estava bem ameno, quanto em relação ao fluxo de pessoas.
O que conhecer por lá:
- Basílica de Santa Maria Novella
Essa foi a primeira Igreja que me deparei assim que cheguei na cidade, e já fiquei muito admirada com a sua beleza estilo gótica. Localizada numa praça pequena, mas extremamente acolhedora. Feita de mármore verde e branco, a sua fachada é a única original dentre todas as igrejas de Florença. Construída entre 1279 e 1357, a Basílica de Santa Maria Novella é surpreendente!
Horários: Segunda a Sexta de 9h às 17:30. Sábado de 9h às 17h e Domingo de 12h às 17h. A entrada custa 5 euros e pode ser comprada na hora.
- Ponte Vecchio
Diante de uma obra grandiosa com suas janelas pequeninas, a Ponte Vecchio é o cartão postal de Florença, e sem dúvidas, um cenário perfeito para os românticos de plantão.
A dica aqui é ir com tranquilidade, e se possível, apreciar o lindo pôr do sol de lá. É inesquecível!
- Duomo de Florença (Catedral de Santa Maria Del Fiore)
A imponente e belíssima Catedral de Florença sem dúvidas vai te fazer suspirar. Com seus mármores verdes, brancos e rosas minimamente detalhados são de encantar qualquer um! Sua construção começou em 1296 e levou quase 50 anos para ser concluída.
A entrada na Duomo é gratuita. Somente o museu, o campanário e a cúpula é que custam 15 euros.
- Piazza della Signoria
Essa é a principal Praça de Florença, em formato de L é uma verdadeira galeria a céu aberto, além de ser o coração da vida social local. Juntamente com o Palácio Vecchio, bem próximo a Ponte Vecchio e ao sul da Praça Duomo.
- Basílica de San Lorenzo
Essa é uma das mais antigas construções, e onde estão sepultados a família mais importante de Florença, Os Médici.
- Batistério de São João (Duomo)
Localizada na Piazza del Duomo, esse é um dos mais antigos prédios da cidade. Sua construção do século V é famosa por suas lindas portas de bronze.
- Piazza della Repubblica
Com um arco imponente, a Piazza della Repubblica é uma praça central da cidade. Mesmo não apresentando muitos monumentos, ao seu redor há varias opções de restaurantes e cafés, que valem uma parada. Sem contar, que há um carrossel e algumas apresentações de artistas de rua, que são bem bacanas!
- Mercado Central
Excelente opção para quem deseja comprar e comer. O mercado central se divide em três partes: as barracas de ruas, com muitas opções de bolsas, dentre outros artigos mais. O primeiro andar do prédio do mercado, sendo mais tradicional e antigo e o segundo andar do prédio que é onde têm as opções de comidas, aperitivos mercado orgânico.
Onde se hospedar?
Eu me hospedei pelo AirBnb – no Oltrarno Home Silvia Florence, e cada diária custou 130 euros. Como estávamos em cinco pessoas, o custo benefício foi bem melhor do que se ficássemos em hotel, por exemplo. E tivemos mais privacidade e comodidade!
Apesar de eu ter gostado da casa (bem aconchegante) e de toda simpatia da Silvia (a proprietária), não me agradei muito da localização, mesmo tendo a possibilidade de pegar ônibus perto ou de andar uns 30 minutos até o centro (mais ou menos). Contudo, acharia melhor ficar hospedada pelo centro e fazer tudo a pé, otimizando o tempo da viagem! Mas, fica a seu critério, nessas horas o orçamento financeiro também conta muito né. Vale a pena analisar!
Ahh, e se você deseja experimentar um delicioso jantar, recomendo fortemente o Restaurante La Grotta Guelfa, onde comi um delicioso Carbonara por apenas 9 euros, acompanhado por uma taça de vinho, que custou 3 euros. Barato e bomm demais! Fica a dica!
Espero que tenham gostado das dicas! Florença não pode ficar de fora do seu roteiro, é sensacional! Au revoir et à bientôt!