Roteiro de dois dias em Varsóvia

Visitar a Polônia é um aprendizado imenso sobre a Segunda Guerra Mundial, afinal, a Polônia foi um dos países mais prejudicados da Guerra. A cidade de Varsóvia em 1944, através do Levante, ofereceu resistência – e foi quase que totalmente destruída. Na verdade, Varsóvia foi destruída quatro vezes já, sendo a última durante a Segunda Guerra mundial.

O centro histórico da cidade foi totalmente reconstruído, até porque 85% de Varsóvia ficou literalmente debaixo dos escombros. E metade da população morreu durante a Segunda Guerra Mundial. Triste demais!

Me surpreendi demais com Varsóvia: a história da cidade, a sua arquitetura, a culinária, o ótimo custo benefício e o quanto os Poloneses se superaram e se reergueram depois dos trágicos acontecimentos durante a Guerra.

Achei Varsóvia incrível também por unir uma parte da cidade mais antiga e também por ter a parte mais moderna, com isso posso dizer que Varsóvia se divide em duas, ou melhor, em três: Varsóvia antiga (Old Town), a Varsóvia Real (dos Palácios e parques) e a Varsóvia moderna (dos arranha-ceús e museus).

Abaixo está todo o nosso roteiro por apenas dois dias na cidade de Varsóvia. Sem correria e aproveitando cada momento por essa cidade que amamos conhecer!

  • Primeiro dia:

Chegamos em Varsóvia numa sexta-feira, e como já era tarde da noite, decidimos não sair. Ficamos no hostel, fizemos um lanche e dormimos, afinal, viajando a gente sempre acorda mais cedo a fim de aproveitarmos bastante o dia.

Depois de muito pesquisar sobre os principais pontos da cidade, estava ansiosa para conhecer o Centro histórico, ou também chamada de Cidade Velha, e lá fomos nós logo pela manhã.

– A Cidade Velha de Varsóvia tem uma grande relevância na arquitetura, na cultura e na história. Sendo hoje considerado como um patrimônio mundial histórico e cultural, pela UNESCO.

IMG_7580

Sugiro que você comece o seu passeio fazendo a Rota Real, que é um caminho de aproximadamente 4 km, que liga o Castelo Real e o Palácio de Wilanów, e que passa por vários pontos importantes da cidade. É assim chamada porque há uma série de residências reais, monumentos importantes, prédios históricos e Igrejas. Esse também era o caminho que os reis poloneses gostavam de fazer para ir de um ponto ao outro e ostentar toda sua majestade por ali.

IMG_7240

Vou citar os pontos que considerei mais importantes e interessantes, já que o caminho é bem extenso e há várias atrações.

– O Castelo Real é um prédio de cor alaranjada, que serviu de residência real dos reis da Polônia e também já foi sede do Parlamento, sendo totalmente reconstruído após a Guerra.

É possível visitar o interior do Castelo, inclusive dentro dele existe uma exposição sobre o esforço de reconstrução.

IMG_7461IMG_7149

Bem em frente ao Castelo Real fica a Coluna do Rei Zygmunt, que foi erguido em homenagem ao rei que teve a ideia de mudar a capital de Cracóvia para Varsóvia.

polonia

– A Igreja de Santa Ana, que fica ao lado esquerdo do Castelo, é uma igreja das igrejas mais notáveis da Polônia com uma fachada neoclássica. A igreja está entre os edifícios mais antigos da cidade.

Esta é uma das igrejas mais antigas de Varsóvia, sendo construída no século XV para os monges da Ordem de Cister. No século XVI, foi construído um campanário independente, ao qual os turistas costumam subir para apreciar as vistas espetaculares da Cidade Velha.

IMG_7435

A Igreja da Assunção da Virgem Maria e São José, está localizada bem ao lado do Palácio Presidencial e também está ligada ao grande compositor polonês Chopin, pois foi exatamente aqui que ele realizou seu primeiro recital sobre o órgão da igreja. Surpreende com a fachada neoclássica do século XVIII, o altar e as pinturas interiores maravilhosas.

IMG_7211

– O Palácio Presidencial foi construído em 1643 e nos durante 175 anos serviu de residência para famílias aristocráticas. O Palácio já foi reformado por diversas vezes e só se tornou uma estrutura governamental a partir de 1818 no período de ocupação russa. Durante a Segunda Guerra, serviu aos alemães e sobreviveu à Insurreição de Varsóvia. Desde 1994 o prédio tem servido como residência presidencial.

IMG_7225

– A Universidade de Varsóvia foi fundada em 1816 e é a maior do país, sendo uma das melhores universidades da Polônia. O alto nível de investigação científica e a sua ligação com a educação dos estudantes faz total diferença nessa área.

IMG_7234

– A Igreja de Santa Cruz está um pouco mais à frente da Universidade de Varsóvia, estando localizada em uma das mais importantes ruas de Varsóvia, a Krakowskie Przedmieście. A Igreja é uma das mais lindas igrejas barrocas da capital da Polônia, e um detalhe interessante é que o coração do compositor e pianista Fryderyk Chopin encontra-se sepultado neste pilar da igreja. O corpo foi enterrado em Paris em 1849.

Horário de funcionamento:

De segunda-feira a sábado, das 10:00 às 16:00. Domingo, das 12:00 às 16:00.

Não se pode visitar nos horários de missa (diariamente às 12:00).

IMG_7237IMG_7291IMG_7286

– O monumento do astrônomo polonês Nicolau Copérnico está localizado bem na frente da Academia de Ciências Polonesas, logo após a Igreja de Santa Cruz. Quem se lembra dele nas aulas do colégio?

Sim! Copérnico através dos seus estudos e cálculos percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do Sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo, indo contra a tudo que diziam naquela época. E é exatamente isso que está ilustrado no chão, bem em frente ao monumento que o homenageia, como vocês podem ver na foto logo aí embaixo.

IMG_7301IMG_7314

Voltamos toda essa avenida principal a pé, apenas observando o movimento da cidade e suas lindas construções, paramos para almoçar e em direção ao outro lado do Castelo Real, seguimos passeios pelas ruelas charmosas e os seguintes pontos da cidade:

– A Praça do Mercado é do final do século XIII, quando Varsóvia foi fundada. Era o centro comercial, político e administrativo da cidade. Nela também aconteciam feiras e festividades. A restauração foi concluída em 1953.

IMG_7562 (29)IMG_7565IMG_7579IMG_7558

No meio da praça está a Sereia de Varsóvia (Syrenka Warszawska), que protege e abençoa a cidade segundo uma lenda local. O monumento virou um símbolo de Varsóvia e é encontrado em postais e suvenires.

IMG_7580TTHW8532

– Barbican, que é a antiga muralha que protegia a cidade de invasores. Essa é uma parte muito bonita e bem preservada da Cidade Velha, repleta de bares e restaurantes e caminhos charmosos. Vale super à pena conhecer. E se o tempo estiver bom, aproveite para ir saboreando um dos sorvetes que vendem pelo caminho, é delicioso!

IMG_7647IMG_7586IMG_7601 (31)DNHH0646

  • Segundo dia:

– O Palácio da Cultura e Ciência, esse foi a nossa primeira parada nesse segundo dia de passeio por Varsóvia. Esse é o prédio mais alto da cidade, com mais de 230 metros. Foi construído em 1955 pelos russos para deixar a marca deles na cidade.

É o prédio mais “odiado” de Varsóvia, principalmente pelas pessoas de mais idade que se lembram bem daquela época difícil. Perto dali, na esquina da Marszałkowska aconteceu um massacre de poloneses por soldados russos. Por essas e outras, o Palácio da Cultura e da Ciência se tornou um grande problema para os Poloneses.

Hoje, o prédio é um centro cultural com inúmeras opções de museus, cinema, teatros, salas de conferências e palestras, e universidades. E além disso, há um mirante que oferece uma linda vista da cidade.

O ticket pode ser comprado na hora, e custou 20 PNL, que equivale a 5 euros por pessoa.

IMG_7837KGGB4234

-Praticamente ao lado do Palácio da Cultura e Ciência fica o Shopping Zlote Tarasy (Terraços de ouro), um shopping moderno, com uma vasta variedade de lojas.

– O Teatro de Varsóvia, antes de se tornar Teatro, a princípio era a Ópera de Varsóvia, que foi inaugurada no ano de 1933. O edifício foi praticamente destruído em 1939, durante um bombardeamento, salvando somente a fachada neoclássica.

No entanto, depois da Segunda Guerra Mundial, assim como praticamente toda a Varsóvia, o edifício também foi reformado, se transformando em um dos teatros mais modernos e com maior lotação do mundo: para 1828 pessoas numa das suas salas. O edifício também aloja um museu no qual se exibem trajes de época do Ballet Nacional Polaco, obras de arte e documentos.

IMG_7987

– Pomnik Południka Warszawskiego (antigo meridiano de Varsóvia), fica localizado bem em frente ao teatro da cidade e foi utilizado até o início do século XX para dar as horas de Varsóvia. Depois o horário de Varsóvia foi deixado de lado, e o país adotou o horário da Europa Central.

IMG_7963

– Monumento ao Soldado Desconhecido fica localizado dentro do Parque Ogród Saski, ambos me surpreenderam. O parque é lindo e excelente para um momento de descanso e calmaria em meio ao verde da natureza. Já o monumento conta sempre com a vigília de dois guardas sobre um túmulo pertencente a um soldado desconhecido.

– Cidade Velha, e ainda deu tempo de retornarmos à cidade velha, já que o nosso voo era somente à noite. Passamos pelo Castelo Real novamente, pela Praça do Mercado e fomos passeando pelas ruas charmosas de Varsóvia.

PSEI6749IMG_7552

Varsóvia é incrível e vale muito à pena conhecer. Qualquer dúvida não hesite em nos mandar uma mensagem ou deixar o seu comentário logo aqui embaixo.

Nos vemos em breve em um novo post. E espero que tenham curtido esse. Au revoir et a Bientôt!

RLFD4285IMG_7989IMG_7596IMG_7552IMG_7240