Você acha difícil economizar e resistir as tentações diárias do nosso atual mundo capitalista?
Bom, na minha opinião, eu acho difícil sim, mas não acho impossível!
Eu costumo dizer que não é possível ter tudo nessa vida, algumas coisas requerem muito esforço e dedicação. Então, por exemplo, não é possível gastar horrores (com balada, restaurantes caros, e compras além da conta) na cidade onde você vive e viajar para o destino dos sonhos, a menos que você tenha dinheiro sobrando para isso, do contrário, é necessário fazer alguns cortes e ajustes financeiros. Concordam? Com isso, vou sugerir algumas medidas que julgo importantes a fim de economizar para viajar!
Quer saber como isso é possível? Vem comigo!
1-Evite comer e beber na rua!
O ideal é que você sempre carregue um lanchinho (um biscoitinho, uma fruta, um cereal) na bolsa para não cair na tentação de lanchar na rua. E sempre evitar jantar ou almoçar na rua (geralmente é sempre caro), sugiro que você prepare algo bacana em casa mesmo, até mesmo se quiser reunir os amigos, te garanto que sairá mais barato e será igualmente divertido. Pode ser uma noite de vinho com massas, uma noite de petiscos, um festival de pastel, ou um almocinho delícia!
2-Não compre roupa, sapatos e nem acessórios!
Esse geralmente é mais voltado para as mulheres né (já que os homens, no geral, gastam menos), que não podem ver uma roupinha nova, uma bolsa, ou um batom que seja. Eu sei que nesse mundo consumista que vivemos hoje, é realmente difícil resistir as tentações da moda, mas acredite, viajar vale muito mais à pena. Porque viajando você passa a ver o mundo com outros olhares, você se descobre uma nova pessoa, você recarrega as suas energias, e de quebra ainda pode comprar algo na viagem. Não é bem mais bacana voltar com um perfume que já queria há meses, uma bolsa útil e que às vezes custou até mais barata e uma roupinha legal? Isso é possível comprar mais barato em outros países, dependendo da loja que você escolher, e vale até mais a pena!
3-Economize com os meios de transporte!
Se você fizer as contas aí de quanto gasta de gasolina por mês para trabalhar ou estudar, pode se assustar e melhor, pode ver o quanto pode economizar se você usar o transporte público, o ônibus, por exemplo. Ou quem sabe ir a pé durante alguns dias da semana para o trabalho ou para a faculdade, ou quem sabe comprar uma bicicleta e começar a pedalar. O meio ambiente agradece e o seu bolso também. Fica a dica!
4-Estimule um valor mensal para a poupança!
Pensa aqui comigo, quando você compra uma TV por exemplo, todo mês você não paga a prestação certinha? Porque não fazer isso em relação ao valor mensal da poupança? Pense sempre que a viagem é a sua prioridade, que mesmo que seja a longo prazo (1 ano por exemplo), esse tempo vai chegar, e que se você não economizar, não vai desfrutar de uma viagem bacana!
Veja o valor mensal da poupança como uma prestação que você tem o compromisso de pagar todo mês! Te garanto que se você fizer isso por pelo menos durante um ano, depois você não verá mais como um sacrifício!
5- Corte os gastos desnecessários!
Você acha mesmo necessário fazer as unhas no salão toda semana? E a hidratação de 15 em 15 dias também no salão? Veja que essas são pequenas atitudes que se forem colocadas num balanço geral mensal, fazem total diferença. Experimente você mesmo fazer as unhas em casa, comprar um creme hidratante no mercado e você mesmo hidratar. Não há necessidade de fazer uma escova no salão, se você pode fazer em casa, e pode sair tão boa quanto. E o que você ainda não sabe, como uma maquiagem simples e bonita, fazer a sobrancelha e a depilação, você aprende, afinal, é só uma questão de querer e se empenhar! Você consegue!
E aí, você já exerceu a atividade de economizar para viajar? Me conte nos comentários como foi a sua experiência, vou adorar saber e “trocar figurinhas” com você!
Espero que tenham gostado das dicas, simples e objetivas! Au revoir et à bientôt!