Os principais golpes que acontecem em Paris

Eu não considero Paris como uma cidade “perigosa”, até porque a segurança por aqui funciona bem, na minha opinião. No entanto, como a capital francesa é uma das cidades mais visitadas do mundo é “natural” que ocorram alguns golpes, e é esse o objetivo desse post, ajudá-los a identificá-los para que não caiam neles.

 Mas já adianto que o ideal é não dar papo, pode ir andando e falando “Non merci” (não, obrigada). Se você parar e der um pouquinho de confiança, já era! Fique esperto!

 

1.Cuidado com os “batedores de carteira”.

É preciso ficar atento aos seus pertences, seja o celular e/ou dinheiro no bolso, mochila, bolsa, pois esses batedores de carteira estão justamente nos pontos turísticos mais famosos e que são também os mais cheios de turistas, como a Torre Eiffel, por exemplo. Aí quando o turista deixa a bolsa ao lado, e fica tirando fotos, os batedores de carteira levam a sua bolsa e você nem vê! Eles são rápidos!

O mesmo pode acontecer nas estações de metrôs lotadas, por isso nunca carregue o celular na mão ou no bolso, guarde sempre dentro da bolsa, e se possível, use a bolsa/mochila na frente e não nas costas. Qualquer vacilo é oportunidade para eles te roubarem.

Lembrando que esse tipo de situação não coloca a sua vida em risco, como geralmente acontece em alguns lugares no Brasil, de apontarem uma arma ou faca. Aqui eles só querem a sua bolsa/dinheiro/celular, e não tem a intenção de tirar a sua vida. Eles são tão ágeis que você nem percebe que está sendo roubado!

2.Golpe do jogo do copinho

Sabe aquele joguinho de adivinhação para saber em qual copinho a bola está? Então, esse é super comum de acontecer em Paris, e eu vejo muito dele no bairro MontMartre.

Ao redor do cara que comanda o jogo, ficam uns três “atores”, investindo dinheiro no jogo e influenciando as pessoas que passam na rua a jogarem também… Eles manipulam o jogo para você sempre sair perdendo e eles ganharem ainda mais o seu dinheiro. Pura sacanagem, fique ligado, melhor nem passar olhando, e parar perto, jamais hein!

3.Folha de assinatura

Esse eu já fui parada diversas vezes, mas nunca imaginei que fosse golpe, mas é! E é muito comum de acontecer nas pontes do rio Sena, no pé da Torre Eiffel, Champs Elysées, e qualquer outro lugar onde haja grande circulação de pessoas.

As meninas geralmente te abordam perguntando se você fala inglês, e com uma folha de assinatura nas mãos, elas perguntam se você pode contribuir com alguma quantia para ajudar cegos, deficientes físicos, em prol de algumas instituições. E detalhe, sempre tem valores acima de 10 euros “doados” nessa assinatura, o que praticamente te induz a doar esse mesmo valor ou mais.

Quando elas não te abordarem falando inglês, elas se fazem de surda muda, mas conseguem transmitir o recado assim mesmo.

4- A pulseirinha

Geralmente são homens que se apresentam muito simpáticos, e vão “chutando” a sua nacionalidade: “Brasileira? ” “Espanhola? ” A medida que você confirma a sua nacionalidade, ele vai puxando papo sobre o seu país de origem e ao mesmo tempo já vai fazendo a pulseira (bem rapidinho) e já vai dizendo que pra Brasileira é mais barato (caso você seja brasileira)… quando você menos percebe já está com a pulseira no seu pulso e é obrigado a dar um dinheiro para ele.

 Primeiro ele estipula um valor, e à medida que você vai dizendo que não quer, ele deixa você dar o que quiser por ela. No entanto, se mostra um grosseiro e sem educação ao final!

Já fui vítima desse e aconselho a passar direto sem dar nem um Oi! Não pare e nem dê papo. Apenas ignore!

5-Tickets falsos

Esses geralmente ficam nas estações de metrôs ou algum ponto turístico que exija a compra de tickets. Eles oferecem o ticket como forma mais prática e rápida de economizar tempo comprando ou ficando na fila, por exemplo, e às vezes com o valor até inferior.

O pessoal que cai nesses golpes no metrô é porque geralmente não sabe comprar nas máquinas e acha essa alternativa como algo facilitador. Já o pessoal que compra nos pontos turísticos é exatamente para evitar as filas, que podem ser grandes. No entanto, são tickets falsos.

Eu aconselho a sempre comprar o ticket de algum ponto turístico através dos sites de vendas, que são sempre mais seguros. Inclusive já citei alguns deles em outro post Clique aqui.

E se for em relação ao ticket do metrô, saia do hotel antes e vá com calma para comprar nas máquinas, não tem erro! E sem pressa,  a gente pensa melhor e age melhor também.

Então é isso pessoal, espero que a viagem de vocês seja tranquila e que não ocorra nenhum imprevisto! Au revoir et à bientôt!

 

Paris