É certo que há muitas diferenças culturais de um país para o outro, no entanto, citarei apenas alguns deles, os que de fato, chamaram mais a nossa atenção.
Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, bonito ou feio, é apenas algumas curiosidades que, de fato, são bem diferentes entre um país e outro. Então vamos lá!
- Assoar o nariz!
Se tem uma coisa que me incomoda aqui é exatamente isso, não consigo me acostumar ao ver as pessoas assoando o nariz no trem, no ônibus, na mesa do restaurante e em qualquer outro lugar que você possa imaginar. E pior, guardam o lencinho sujo no mesmo bolso de onde tiraram. Eca!
Brasileiros são mais discretos (pelo menos essa é a minha percepção), e quando assoam, geralmente fazem isso no banheiro e pronto. Até porque ninguém é obrigado a presenciar isso né gente (haha)!
- Não ter lixeira no banheiro!
No Brasil é comum encontrar uma lixeirinha lá ao lado do vaso né, e tudo certo! Mas foi só eu chegar aqui pra me sentir perdida por não achar a lixeira nunca (rs), e por várias vezes olhava pro lado, e cadê ela? Não tinha e não tem! No entanto, com esse hábito eu já me acostumei, afinal, não há necessidade de guardar papel sujo né, joga no vaso e dá descarga logo nisso!
- Apenas um banho por dia!
Nós Brasileiros diante das altas temperaturas e durante vários meses ao ano, nada mais justo do que mais de um banho por dia né, é refrescante, né não? Agora vai explicar pros Franceses ou mesmo pra qualquer outro Europeu. Eles tomam apenas um banho por dia e olhe lá. Para eles, um por dia é o suficiente! É claro que isso também tem uma ligação direta ao tempo, já que aqui a maior parte dos meses do ano são frios.
- Não escovar os dentes após as refeições!
Eu sempre tive e tenho o hábito de escovar os dentes após todas as refeições, e isso é normal com a maioria dos Brasileiros. Certo? Mais do que justo, digo! Mas os Franceses veem isso como algo um tanto estranho, ou esquisito haha. Na verdade, eles escovam somente quando acordam, e depois é como se esquecessem que isso existe (rs)!
- Não ter marca de biquíni!
É normal observar as Brasileiras com as marquinhas de biquíni… uma ou outra escapa dessa realidade, mas isso é comum de ver no Brasil. Concordam? Já aqui e na França e na Europa (eu diria), é normal encontrar as mulheres fazendo topless nas praias, ou a grande maioria, com biquíni tomara que caia! Com isso, nada de marquinhas!
- Não ter frentista!
No Brasil, o frentista abastece o nosso carro, e na maioria das vezes, até pergunta se precisamos trocar o óleo, colocar água ou dar uma lavadinha no carro. Concordam? Mas aqui, isso não existe, a gente tem que abastecer (se não souber, aprende na hora) e pagar sozinho (tudo através das máquinas)! É dessa maneira!
E você, tem algo para acrescentar nessa lista de diferenças culturais? Pode ser entre qualquer outro país! Vamos adorar saber mais! Au revoir et a bientôt!