Sete curiosidades Francesas

Oi pessoal, hoje vou deixar registrado aqui apenas sete curiosidades Francesas, mas que com certeza, voltarei num outro momento contanto mais sobre. Afinal, as curiosidades são muitas!

  • Bonjour é de praxe

Quando cheguei aqui percebi o quanto o “Bonjour” é de praxe. É comum cumprimentar o porteiro do seu prédio, a atendente da loja, o garçom, o funcionário do mercado, o vizinho, ou qualquer outra pessoa que encontre no elevador ou na rua, com um “Bonjour”. E vale lembrar que o Bonjour (Bom dia) é também utilizado aqui durante a tarde e até o início da noite!

  • Caixas Eletrônicos nas ruas

Sim, aqui os caixas eletrônicos ficam dentro e fora dos bancos, e vocês podem encontrá-los também em praças que não tenham bancos, isso é super normal e eu nunca soube de nenhum tipo de problema relacionado a isso. É super seguro você utilizá-lo a qualquer horário, mesmo que seja do lado de fora do banco!

Caixas Eletronicos

  • Ônibus e trens sem cobradores

Cobradores? Nunca nem vi, na verdade não existem. Aqui os trens e ônibus possuem máquinas em seu interior, e metrôs possuem catracas que servem para validarmos o nosso ticket, que deve ser comprado anteriormente em qualquer máquina que sempre tem disponível dependendo da estação. O que pode acontecer é bater fiscalização, aí quem não validou o ticket, recebe uma multa por isso!

Atenção: Mesmo que você tenha validado o seu ticket, guarde-o até o final do trajeto, pois se o fiscal aparecer você deverá comprovar que validou, senão é multa também. Não jogue-o fora. Preste atenção nesses detalhes!

  • Refeições completas

Aqui na França é comum a refeição ser completa, seja no restaurante ou na casa de um francês, é servido: a entrada/ o prato principal e a sobremesa. Lembrando também que o costume é tomar água ou vinho com o almoço ou o jantar. E a sobremesa geralmente é um iogurte e/ou queijo, mas isso varia muito de lugar pra lugar!

Curiosidade: Em restaurantes é normal receber carafe d`eau (garrafa com água de torneira potável) e pão de graça. Mas, se não trouxerem, você pode pedir, sem nenhum problema.

 

  • Lixeira não tem vez no banheiro

É isso mesmo, se teve uma coisa que eu estranhei ao chegar aqui foi o fato de não ter lixeira no banheiro. O papel higiênico usado é jogado dentro do vaso sanitário e dado descarga. E não, não entope com o passar do tempo, acredito que a rede de esgoto daqui seja extremamente bem cuidada, exatamente para que esse tipo de problema não ocorra.

  • Banheira no banheiro

A grande maioria dos apartamentos/casas possuem banheira no banheiro, e detalhe, não é somente para ser usada numa ocasião especial não (como no Brasil, por exemplo), é pra ser usada todos os dias.

O fato é que os banhos diários são nela, e em pé mesmo, como se estivesse num box. No início é meio estranho, mas depois a gente se acostuma com essa diferença!

df2cef47-6a35-4f5c-8387-3d01201eb724

  • Baguete sem proteção

“Último” fato, mas não menos importante é relacionado à baguete. Quando comprar uma baguete, repare que eles não protegem ela para que você leve pra casa, o máximo que acontece é eles enrolarem um pedaço de papel no meio dela ou ter essa embalagem ate o meio dela (como a da foto) e pronto, lá vai você levando a sua baguete toda exposta ao vento, poeira e sujeira da rua (haha). Normal por aqui!

IMG_3100

Bom, é isso pessoal, esperam que tenham gostado das curiosidades. Nos vemos em breve com novos posts e mais diferenças culturais. E qualquer dúvida, só perguntar aí nos comentários! Au revoir et à bientôt!